A arte de dobrar papel

origamiperiquito

Nunca imaginei que meu irmão Nato teria paciência para fazer origami.Ele sempre afoito,sem tempo e desinteressado por arte – surpreendeu a todos.
Pois bem,agora cada vez que volto do interior trago uma peça…

e assim o origami está incluído na decoração.
Então, agora eu quero um móbile com vários Tsuru em branco e preto para colocar em um canto da sala de televisão.
Vou esperar pacientemente.

origamibeijaflor
A Arte de dobrar papel
Afirmam alguns estudiosos do Origami que o hábito de dobrar papéis é tão antigo quanto a existência da primeira folha de papel obtida na China, há aproximadamente 1800 anos, pela maceração de cascas de árvores e restos de tecidos.

origamielefante

Quando o papel foi introduzido no Japão entre os séculos VI e X por monges budistas chineses, ele somente era acessível à nobreza, por se tratar de um produto de luxo, utilizado em festas religiosas e na confecção dos moldes dos quimonos. Os japoneses transmitiam as figuras que criavam através da tradição oral, onde as formas eram passadas de mãe para filha. Como nenhum desenho tinha sido registrado em livros até então, somente as dobraduras mais simples eram mantidas. As primeiras instruções escritas sobre o Origami apareceram em 1797 com a publicação do ‘Senbazuru Orikata’ (Como Dobrar Mil Garças).

origamiflor
Só então, a partir da fabricação do seu próprio papel, o restante da população começou a aprimorar essa arte secular do Origami, que deixou de ser transmitida somente de pais para filhos, desde 1876, passando a fazer parte integrante do currículo escolar desse país. A palavra ‘Origami’ foi cunhada em 1880 a partir das palavras ‘ori’ (dobrar) e ‘kami’ (papel). Antes disto essa arte era conhecida como Orikata.

origamipassarospe

Hoje em dia podemos encontrar grandes mestres em dobraduras praticamente no mundo todo. Novas e melhores técnicas de dobradura desenvolvidas atualmente deixariam boquiabertos os mestres da antiguidade… Enquanto na antiguidade era considerada uma proeza a criação de uma dobradura que apenas representasse um inseto, por exemplo – com corpo segmentado e múltiplas pernas – hoje em dia a criação de insetos anatomicamente correto é bastante corriqueira, sendo que o desafio atual consiste em criar insetos de espécies reconhecíveis…
origamiperiquito1

A invenção do papel há cerca de 2.000 anos possibilitou aos japoneses criarem a fascinante arte da dobradura – origami – que reúne ricas simbologias, retratando a história e o folclore do Japão.
origamis

Estou adorando ganhar origamis…
origamitsuru

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s