Quando o El Niño vai terminar?

elnino
O El Niño 2015 ainda está chegando ao seu ponto máximo. As águas do oceano Pacífico Equatorial estão e vão continuar mais quentes do que o normal por vários meses. O El Niño vai influenciar a temperatura e a chuva no Brasil no verão 2015/2016 e também em

parte do outono de 2016.
O gráfico mostra a probabilidade de ocorrência do fenômeno El Niño (barras vermelhas), a probabilidade de uma situação de neutralidade (nem El Niño e nem La Niña – barras verdes) e de ocorrência de La Niña (barras azuis).

A probabilidade do El Niño persistir até março é muito alta. No trimestre centrado em março (FMA), a probabilidade ainda é de 90%. A probabilidade de continuidade do El Niño tem uma queda mais acentuada a partir do trimestre (AMJ) centrado em maio. Repare que a barra verde (neutralidade) tem grande elevação neste trimestre e predomina nos trimestres seguintes até agosto.
Assim, o verão 2015/2016 ainda terá forte influência do El Niño. Eventos de chuva volumosa no Sul ainda vão se repetir. Por causa deste aquecimento anormal nas águas do oceano Pacífico Equatorial, será difícil a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um importante sistema meteorológico que provoca chuva no verão no Centro-Oeste e no Sudeste. A chuva ocorrerá, mas mantendo a forma muito irregular que já vem sendo observada na primavera.
O inverno de 2016 deve ocorrer numa situação de neutralidade no oceano Pacífico Equatorial, o que quer dizer que a temperatura da água do mar, deve ficar dentro da normalidade.

http://www.climatempo.com.br/noticia/2015/11/19/quando-o-el-nino-vai-terminar–0786

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s