Toque suave

Parece suave, mas não é.
Isto é uma escultura.
toquesuave

O Rapto de Prosérpina é uma escultura de Gian Lorenzo Bernini.

O mito romano do rapto de Prosérpina por Plutão é uma lenda que

também aparece na cultura grega, onde Plutão se chama Hades e Prosérpina é Perséfone, que encantou o obscuro deus com sua beleza, filha da deusa das colheitas Deméter.

Ela é raptada por Plutão e levada para as profundezas da Terra, deixando sua mãe enfurecida. O rapto fez com que Deméter castigasse o mundo, arrasando com as plantações, entregando o mundo ao caos e à fome.

persefonebernini

Conta-se que Perséfone não podia comer nada que lhe fosse oferecido ou ela nunca mais voltaria para casa. Enquanto Zeus tentava convencer Plutão a liberar a moça tamanho era o desespero de sua mãe, Perséfone comeu algumas sementes de romã, selando o seu destino. Assim, ela se viu obrigada a casar com Plutão, o que deixou Deméter ainda mais furiosa.

Deméter ficou satisfeita com tal arranjo e, sempre que Prosérpina sobe à terra, sua mãe restitui favores sobre esta; assim, durante metade do ano, brinda a terra com as estações da Primavera e do Verão, representando sua felicidade pela presença de sua filha; quando esta retorna ao submundo na outra metade do ano, sua mãe fica triste, e surgem o Outono e o Inverno.

No fundo, esta estória de Deméter (ou Ceres) e Prosérpina é uma alegoria; a filha representa a semente do trigo, que, quando enterrada no chão, ali fica escondida, ou seja, é levada pelo deus do submundo. Depois, reaparece; quando ela é restituída à sua mãe, e a Primavera surge, com os grãos dando frutos e as flores desabrochando (é o período da colheita).

O que parecia muito suave é na verdade muito sólido!
Ambos são bons.
Enfim…garimpei.

🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s