Do preconceito ao orgulho

Piracicaba inicia tombamento do sotaque caipira como patrimônio

livro
O procurador-geral do município e presidente do Codepac, Mauro Rontani, ressaltou o valor da iniciativa. “O que antes era pejorativo deve ser considerado motivo de orgulho para a cidade”, disse.
“Devemos aprofundar os

estudos a fim de que o sotaque e o dialeto caipiracicabanos, como bem imaterial, possam fazer parte do nosso livro de tombo de registro imaterial e receber o título de Patrimônio Cultural de Piracicaba”, concluiu.

Cultura Piracicaba
De acordo com o jornalista Cecílio Elias Neto, estudioso da cultura piracicabana, o termo “caipiracicabano” é uma criação do professor Thales Castanho de Andrade. “O professor João Chiarini foi o grande responsável por propagá-lo. A minha missão sempre foi mantê-lo vivo. Porque a cultura caipiracicabana é a nossa identidade”, reforçou.

Presidente caipira
O jornalista lembrou que o paulista Prudente de Moraes, primeiro civil a assumir a presidência da República, ficou conhecido como “Biriba, o presidente caipira”.

Da Capital
Segundo Elias Neto, o sotaque caipiracicabano nasceu em São Paulo, a partir da relação dos índios com os portugueses, e chegou até o interior pelos rios, fixando-se no Vale do Médio Tietê, onde está Piracicaba. “É uma questão regional que deveria ser defendida regionalmente, por todas as cidades que se consideram caipiras”, defendeu.

Cecílio explica que o caipiracicabano é uma língua em que a pronúncia do R se dá com a língua voltada para dentro, enquanto o carioca fala o ‘R’ com a língua voltada para fora.”Por isso, onde um caipira fala, é logo notado. A língua é a sua identidade. Muitas vezes ele se vê em uma posição inferior, como se estivesse cometendo um erro. Isso é absurdo”, enfatizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s